MPF poupa Joaquim Roriz

sábado, 30 de junho de 2012

  • Lista com 38 denúncias sobre mensalão do DEM é enviada para o STJ


     
    O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda; o ex-vice, Paulo Octávio; deputados distritais; secretários e autoridades do governo local figuram na lista de 38 réus da denúncia relativa ao mensalão do DEM no DF que o Ministério Público Federal (MPF) entregou ontem ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Porém, Joaquim Roriz, que governava o Distrito Federal quando o delator Durval Barbosa distribuia dinheiro em sacolas, envelopes, meias e bolsas, chegou a entrar na lista, mas acabou sendo excluído. ...

    As informações foram dadas pelo procurador-geral Roberto Gurgel. Ele disse que os denunciados responderão pelos crimes de corrupção – ativa e passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, entre outros crimes. O MPF pediu, entre outros requerimentos, que a sentença condenatória inclua a obrigação de indenizar o danos causado pelos crimes, ou seja, a devolução do dinheiro desviado.

    Segundo o procurador, Joaquim Roriz, ex-governador do Distrito Federal, chegou a figurar na lista de denunciados, mas foi retirado por causa da idade avançada – tem mais de 70 anos e nesses casos a prescrição cai pela metade. Gurgel admitiu que o esquema teria começado antes de Arruda assumir o comando do Buriti. "Evidentemente, não se afasta que o esquema teria começado antes (com Roriz), pela prova colhida, mas tivemos que nos ater ao período anterior às eleições e à gestão do governador Arruda", explicou. Procurado pela reportagem, o ex-governador Roriz não quis se pronunciar sobre o assunto.

    Entretanto, ao explicar a situação dos distritais, Gurgel afirmou que "a coisa é um pouco diferente, porque os pagamentos eram feitos em busca de apoio político". O procurador fez um paralelo entre a Caixa de Pandora e o mensalão petista, escândalo de corrupção no primeiro mandato do ex-presidente Lula, cujo julgamento está marcado para agosto no Supremo Tribunal Federal. "Acho a prova do mensalão (do PT) extremamente contundente, mas, nesse caso, também, há provas contundentes", disse Gurgel.

    "Estamos com uma acusação extremamente bem fundamentada, encaminhamos junto com a denúncia mais 70 caixas de documento em que se demonstra um dos corações do esquema criminoso", afirmou Gurgel, em entrevista, após participar da sessão de encerramento das atividades do semestre no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele disse que o esquema foi dos mais ousados e que inovou na criatividade. "A modalidade mais usual quando se trata de recursos públicos é dispensa de licitação, mas nesse esquema introduziu- se um novo método, que é o reconhecimento de dívida"


    Fonte: Jornal de Brasília - 30/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário