Deputada contesta redação final do PDOT

quinta-feira, 16 de agosto de 2012




Por Elton Santos e Odir Ribeiro -- Como já era esperado, a sessão desta quarta-feira, 15, teve muito debate, bate-boca e confusão. Mas com 17 votos favoráveis, os deputados aprovaram a redação final do projeto de lei complementar nº 17/2011, do Executivo, que atualiza o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). Mesmo em minoria a oposição composta pelas deputadas distritais do PSD Eliana Pedrosa (foto), Liliane Roriz e Celina Leão deram muita trabalho para a base governista.

Houve muita confusão para discutirem as emendas destacadas pelos parlamentares para serem analisadas e votadas a parte. E logo na primeira, a deputada Eliana se absteve. Ela alegou que não sabia qual emenda estava votando. Isso porque dois dispositivos estavam com a mesma numeração. Uma de autoria dela e outra de Cláudio Abrantes.

Outra questão levantada pela deputada Eliana é que a redação final do PDOT foi aprovada sem que os parlamentares tivessem acesso ao mapa atualizado já com as emendas. Sem o mapa final do projeto, não há como saber o quem foi transformado em área rural ou urbana, por exemplo. Segundo a distrital, dessa forma existem possibilidades de incluírem uma emenda submarina.

Em 2009, o PDOT foi aprovado sem o mapa final. Com isso, os parlamentares não viram que uma parte do Parque do Guará foi tirada. Caso tivessem tido acesso ao mapa, provavelmente isso não teria acontecido. Por isso a reclamação da deputada Eliana.

Algumas matérias eram na verdade para serem tratadas pela Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) e não pelo PDOT. Esta também foi uma das contestações da deputada Eliana.

O blog vai acompanhar mais sobre esse assunto e traremos mais informações.


Fonte: Radio Corredor

Nenhum comentário:

Postar um comentário