A deputada Eliana Pedrosa (PSD) visitou o Rio de Janeiro na sexta-feira (03) para conhecer projetos na área de Educação. A parlamentar foi recebida pela secretária municipal de Educação do Rio, Claudia Costin, que mostrou como funciona o Ginásio Experimental Olímpico (GEO) Juan Antonio Samaranch, em Santa Tereza.
O GEO funciona como educação integral, garantindo a permanência do aluno nas atividades acadêmicas por mais tempo. O complexo de Santa Tereza, inaugurado este ano, oferece oportunidades para alunos desenvolverem suas aptidões esportivas. “Além da grade tradicional, os estudantes podem optar por natação, handebol, futebol, judô, vôlei e atletismo dentre outras”, explicou Costin.
 Eliana, que é vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Legislativa, lembrou que no DF foi implantada a escola integral durante o último governo. No entanto, o formato do GEO é mais interessante pelo fato de oferecer muitas modalidades esportivas aos alunos. “Já tivemos uma escola integral no DF. É importante conhecer novas diretrizes e aplicações de sucesso na área de educação. Elas ajudam a melhorar o ensino e manter os alunos em sala de aula. O DF precisa investir nisso”, afirmou Eliana.
O GEO trabalha quatro pilares na Educação: desenvolvimento humano integral; cidadania; cotidiano escolar; e desenvolvimento crítico. A ideia principal é formar o que chamam de “aluno-atleta-cidadão”. O Ginásio Experimental Olímpico de Santa Tereza atende alunos dos 6ᵒ ao 9ᵒ anos do Ensino Médio.
Todas as despesas da viagem foram pagas pela própria deputada Eliana Pedrosa.