Inocentado em auditoria, Cláudio Monteiro vai cuidar de obras da Copa

sábado, 1 de setembro de 2012

Do G1 DF
O ex-chefe de gabinete do governo do DF Cláudio Monteiro, em depoimento à CPI do Cachoeira (Foto: Wilson Dias/ABr)O ex-chefe de gabinete do governo do DF Cláudio
Monteiro chorou durante depoimento à CPI do
Cachoeira (Foto: Wilson Dias/ABr)
O ex-chefe de gabinete de Agnelo Queiroz, Cláudio Monteiro, foi anunciado nesta sexta-feira (31) como secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014. O porta-voz do governador, Ugo Braga, informou que Monteiro vai cuidar da coordenação das obras de infraestrutura para o torneio esportivo e também monitorar as obras do Estádio Nacional de Brasília.
O anúncio foi feito no mesmo dia em que foi divulgado que o processo administrativo aberto para investigar as ligações entre Monteiro e Carlos Cachoeira foi arquivado por falta de provas.
Despacho assinado por Agnelo e publicado na edição desta sexta do Diário Oficial diz que “restou concluída a ausência de qualquer deslize ou conduta administrativamente irregular atribuível ao senhor Francisco Cláudio Monteiro.”
Monteiro foi citado em escutas telefônicas gravadas pela Polícia Federal como possível facilitador do esquema de Cachoeira no DF. O ex-chefe de gabinete sempre negou qualquer irregularidade, inclusive que tenha recebido um aparelho de rádio que facilitaria a comunicação com o grupo ligado ao esquema do contraventor.
Ele anunciou sua saída do cargo em abril deste ano, após o Jornal Nacional, da TV Globo, revelar trechos de gravações feitas pela PF.
“A pior coisa que tem é você ser premido pelo cargo e impossibilitado de tomar um conjunto de providências. Eu tinha dois cargos que acumulava aqui – chefe de gabinete e secretário-executivo da Copa. Meu nome foi levado a isso por pessoas com quem não tenho contato”, disse ao G1 na época.
O processo administrativo para investigar possíveis irregularidades foi aberto atendendo pedido de Monteiro.
A Secretaria de Transparência, que coordenou a auditoria, informou que teve acesso às gravações feitas pela PF e que não há prova concreta de que o ex-chefe de gabinete tenha cometido qualquer irregularidade.
“Ele não aparece falando em nenhuma das interceptações, ele só é mencionado. Nós ouvimos as pessoas mencionadas nas escutas e nenhuma delas confirmou o envolvimento de Cláudio Monteiro [ no suposto esquema]. Além disso, nós fizemos uma análise dos dados bancários e fiscais e não apareceu nenhum indício que ue confirmasse algum ato irregular”, afirmou o secretário de Transparência, Carlos Higino, ao G1.
Em depoimento à CPI do Cachoeira, em junho, Monteiro negou que tivesse relação próxima com diretores da construtora Delta ou com Carlinhos Cachoeira. Ele disponibilizou para a comissão seus dados bancários, fiscais e telefônicos e chegou a chorar após ser elogiado pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário