Por mais que tentasse, Magela não conseguiu fazer sombra a Agnelo Por Karla Maranhão - Notibras
O deputado Geraldo Magela (PT) sofreu um novo revés nesta quinta-feira 22. Com os poderes esvaziados, confidenciou a um grupo restrito de assessores que está avaliando entregar a Secretaria da Habitação. O golpe foi dado pelo governador Agnelo Queiroz, que tirou das mãos dele o filão eleitoral dos condomínios horizontais, ao criar uma secretaria específica para administrar o setor. O ato instituindo o novo órgão foi publicado na edição desta quinta-feira 22 do Diário Oficial.
Quem ganhou o presente de Natal foi o secretário de Governo Paulo Tadeu, também deputado federal, e uma das figuras mais influentes dentro do PT brasiliense. Os dois disputam uma luta acirrada para ver quem fica com a preferência do governador para sair candidato ao Senado em 2014. Magela se opôs até o último minuto à mudança. Mas Paulo Tadeu, que entra no gabinete de Agnelo sem bater na porta, ganhou mais uma batalha.
Alheio à disputa entre os dois federais, o distrital Agaciel Maia (PTC), colheu alguns loros. Mesmo porque, a Secretaria de Regularização de Condomínios, que responderá por um dos mais emblemáticos problemas do Distrito Federal. foi uma iniciativa do pai dos atos secretos do Senado.
A nova secretaria pretende acelerar o processo de regularização dos condomínios do Distrito Federal, que hoje somam mais de 500 e abrigam uma população superior a 600 mil pessoas. A única chance de Magela permanecer no governo é ser dada a ele a oportunidade de indicar o novo secretário. Mas essa idéia é bombardeada por Agaciel. O deputado entende que, sendo o pai da criança, a ele deve ser entregue a criação.
O histórico dos condomínios horizontais tem ingredientes capazes de servir como fermento e engordar uma candidatura a cargo majoritário. Afinal, ao longo dos últimos 30 anos, apenas cinco condomínios conseguiram finalizar o processo de regularização e os moradores obtiveram as escrituras de seus imóveis. Dos cinco regularizados, quatro estão em área pública e um, em área particular.
Pelo decreto de Agnelo, a secretaria comandada por Magela estará voltada apenas para a regularização de assentamentos como o Sol Nascente, Por do Sol e Arapoanga, para programas habitacionais, como Minha Casa Minha Vida e a regularização de cidades como São Sebastião e Paranoá, ficando os residenciais na responsabilidade da nova secretaria.
Para Agaciel Maia, “é necessário trazer Brasília para a legalidade, afinal mais de 600 mil pessoas moram nesses residenciais e lutam há muitos anos para obterem suas escrituras”.
O ex-homem forte do Senado não tira os olhos dos condomínios que abrigam uma grande parcela das classes B e C alta. Embora marinheiro de primeira viagem, ele propôs a criação da Região Administrativa do Grande Colorado e de Arniqueira, destinou recursos, através de emendas no Orçamento de 2012 para duplicação do trecho da DF-025, na descida da Barragem do Paranoá, para a duplicação da DF-250, via de acesso a vários condomínios e que liga o Paranoá a Planaltina, e recursos para nova via de acesso aos condomínios da cidade do Jardim Botânico, desafogando a Av. do Sol, que hoje já não comporta o grande fluxo de veículos na cidade.
Ou seja, "venham a mim os condomínios" - ou os votos dos seus eleitores.
Sobre quem irá assumir a nova secretaria, Agaciel Maia diz que vem mantendo conversas com o governador. “Tem que ser uma pessoa com experiência, com capacidade técnica-jurídica para que as coisas saiam da intenção e realmente aconteçam”, sintetiza. Fonte Palanque Capital
Nenhum comentário:
Postar um comentário