De volta, Agnelo fará a reforma do secretariado

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
De volta, Agnelo fará a reforma do secretariado Foto: Thyago Arruda/247 (16.09.2011)

Dança das cadeiras são esperadas para as próximas semanas; primeira mudança deve ser a reativação da Casa Civil; governador inaugura hoje, em missa, primeiro evento público na agenda oficial de 2012; ritual do ano passado se repete, quando ele assistiu a uma missa antes de tomar posse

Informações Brasília247 – Assim como no primeiro dia de gestão no ano passado, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, vai assistir a uma missa hoje para inaugurar o primeiro evento público da agenda oficial de 2012. A primeira aparição do governador – 22 dias depois de o ano ter começado – será na inauguração da Praça da Paróquia São Sebastião, em Brazlândia, às 19h30, com missa de encerramento da novena de São Sebastião. A cerimônia abre uma série de atividades que o governador ainda precisa resolver: como a escolha do secretário de Condomínios e a reforma do secretariado.
Num contraponto com o começo de ano atribulado da presidente Dilma Rousseff, que precisou voltar das férias para colocar ordem na casa com as inúmeras enchentes que comprometeram municípios pelo País e trocas de ministros, a necessidade de escolher o secretário de Condomínios não atrapalhou o período de descanso de Agnelo.
Em tempo, o decreto da pasta passou a vigorar em 4 de janeiro, mas até agora o nome do responsável nem sequer foi escolhido. Mesmo depois de passar 15 dias longe de Brasília – ele viajou para a Argentina e Europa – Agnelo voltou às atividades de forma interna.
As negociações da reforma do secretariado são articuladas a sete chaves. O governador ainda não deu às caras à população em eventos públicos. Ele passou uma semana com “despachos internos” ora da residência oficial de Águas Claras ora do Palácio do Buriti.
Na semana passada, falava-se que o governador estava empenhado em encontrar um nome para reativar a Casa Civil. A modificação esvazia os “superpoderes” do secretário de Governo, Paulo Tadeu, que não gostou da novidade. Mas já fala em aceitar a proposta.
Dois nomes são sondados para assumir a pasta antes dirigida por Jacques Penna, que está à frente da presidência do Banco de Brasília (BRB). Ex-vice presidente do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal Raimundo Júnior seria uma escolha pessoal do governador Agnelo Queiroz para assumir a pasta.
No entanto, há quem defenda a nomeação do ex-ministro e bem relacionado Carlos Eduardo Gabas, também do PT. O nome de Gabas no governo do Distrito Federal, no entanto, causa estranheza uma vez que o petista está muito bem cotado como secretário executivo da Previdência Social.
Agora, repetindo o que fez antes de receber a faixa de governador, em 2011, quando Agnelo assistiu a uma missa em ação de graças na Igreja Dom Bosco, na W3 Sul, para tomar posse, o governador retoma às atividades.
Desta vez, a missa em Brazlândia terá menos pompa. Na agenda, consta como uma atividade normal dentre às tantas atividades de governo ao longo dos 365 dias de 2011. Mas inaugurar a agenda com uma missa, 22 dias após o ano ter começado, pode representar a necessidade de atenção divina para o recomeço de mais um ano que está por vir.
Fonte Radio Corredor

Nenhum comentário:

Postar um comentário