
“O projeto renova a esperança do reeducando que terá a oportunidade de produzir e reduzir sua pena para se reabilitar ao retorno à sociedade”. Disse o vice-governador, José Eliton ao discursar na solenidade de Lançamento do Projeto Fazenda Esperança, na manhã desta segunda feira, 13, no Auditório Mauro Borges Teixeira, do Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia.
José Eliton representou o governador Marconi Perillo, no evento que contou com as presenças do presidente da Embrapa, Pedro Antônio Arraes Pereira, do presidente da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (AGSEP), Edemundo Dias, do presidente da Faeg, José Mário Schreiner, do secretário de Segurança Pública, João Furtado, entre outras autoridades.
As autoridades assinaram um protocolo de intenções entre os parceiros que desenvolverão o projeto. Segundo Edemundo Dias, os trabalhos começarão de imediato, com máquinas e presos a postos a partir da semana que vem. O presidente da AGSEP trabalha com a expectativa de que, em seis meses, já esteja com boa parte do projeto da Fazenda Esperança em execução.
Na prática, a administração penitenciária quer aumentar o número de presos no trabalho com atividades agropecuárias e, ao mesmo tempo, ampliar a produção para a subsistência da própria população carcerária. “Nós vamos voltar a ter o menor custo por preso do Brasil. Há possibilidade de alimentarmos os presídios, as cadeias e até doar parte da produção para a sociedade, aos hospitais, entidades filantrópicas, OVG e aos familiares dos presos também”, afirma Edemundo Dias. “Nós vamos fazer desta área que está hoje subutilizada em uma grande fazenda com atividades múltiplas, a partir do apoio do Estado e de parceiros”, completou ele.
Para o presidente da Embrapa, Pedro Arraes, a iniciativa é um ato de solidariedade que muda vidas. ”A Embrapa é parceira e dará sua contribuição no sentido de reintegrar as pessoas no setor produtivo”,disse. José Mário Schreiner, presidente da Faeg garantiu que através do Senar, a entidade disponibilizará cursos de qualificação para os reeducandos. Ele enalteceu a parceria em prol do sistema prisional e de toda sociedade goiana.
Gerência de Comunicação -Vice-governadoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário