Ex-diretor da Delta responderá a ação no Tocantins por uso de documentos falsos

terça-feira, 29 de maio de 2012

  • Reportagem de ÉPOCA em abril mostrou a suspeita sobre a empreiteira ter usado papéis fraudados para vencer licitação

    NO LIXO Caminhões da Delta em aterro sanitário no Distrito Federal. (Foto: Bruno Peres/CB/D.A Press)
    A Justiça Federal em Tocantins aceitou denúncia contra o ex-diretor da construtora Delta, Carlos Roberto Duque Pacheco. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (28) pelo Ministério Público Federal em Tocantins (MPF-TO). O titular da 2ª Vara da Justiça Federal negou, no entanto, o pedido de prisão preventiva, alegando que Pacheco não deu sinais de que pretende fugir.

    O MPF-TO ofereceu denúncia contra o ex-diretor da Delta no dia 2 de abril por uso de documentos falsos na obtenção de certidões técnicas que habilitavam a empresa a participar de licitações de limpeza urbana em municípios de médio e grande porte em todo o país.

    Segundo investigações preliminares, os documentos falsos permitiram que a empresa vencesse licitações nos municípios de Anápolis e Catalão, em Goiás; Itanhaém, em São Paulo; e em Palmas, capital do Tocantins. ...

    Em abril, ÉPOCA revelou que os papéis agora questionados pelo MPF-TO foram anexados pela Delta ao processo de concorrência pública realizada em 2009 pelo Governo do Distrito Federal para escolher empresa encarregada de recolher o lixo na capital do país. A Delta venceu a disputa. Desde então, mantém dois contratos, que podem render R$ 472 milhões até 2015.

    O MPF-TO pede a condenação de Pacheco por uso de documento falso e falsidade ideológica. Apesar de responder ao processo em liberdade, o ex-diretor da Delta terá que seguir algumas restrições, como a proibição de deixar o país e a exigência de comparecer pessoalmente às audiências na Justiça.

    A Delta é pivô no escândalo Carlinhos Cachoeira. Segundo investigações da Polícia Federal, o grupo do bicheiro atuava para beneficiar a empresa em contratos públicos.


    Fonte: Época com Agência Brasil - 29/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário