O Sigilo e a Verdade

sexta-feira, 11 de maio de 2012

  • Ou quando o PT gostava da VEJA


    Há 20 anos exatamente, na semana de 20 a 27 de maio, a VEJA, para deslumbramento e alívio do PT, publicava capas com PCFarias e Pedro Collor. Nesse último exemplar, muitos comentários do então deputado José Dirceu que, pelo visto, gostava da revista e nela confiava. Leia: VEJA

    Cai o Collor, e nós, brasileiros, achamos que nunca mais veríamos nada nem parecido. Pois é... estamos é vendo pior.

    Jornalismo competente é assim: informa. Nos tempos colloridos, a Grande Imprensa permitiu que ficássemos sabendo o que sem a palavra impressa não saberíamos jamais, já que o Eixão é uma caverna que só se abre com a senha certa...

    Dez anos depois, em 25 de setembro de 2002, Lula, ainda com um L só, levou a todos no bico e a Imprensa foi o grande artífice da vitória do PT. VEJA, como sempre, entre os da linha de frente, traz grandes novidades. Entrevistas com Lula e novamente, palavras do indefectível José Dirceu, pelo visto freguês da revista: ...



    Tudo levava a crer que o Brasil finalmente ia encontrar o tal futuro há tanto sonhado. Mas qual...

    Outros dez anos e agora, em plena CPI do Cachoeira, que poderia, tivesse o nosso Congresso a força que deveria ter, limpar os estábulos do Poder, vem uma doença tipicamente planaltina e nos ataca: o sigilo.

    Sigilo! essa praga tem que ser vencida!

    É nosso direito saber:

    * Até que ponto a Delta, essa fantástica empresa que em seis anos se tornou uma das grandes empreiteiras deste imenso país, se enfronhou em nossa vida?

    * Onde está o presidente da Delta, Fernando Cavendish?

    * Por que uma empresa que ganhava rios de dinheiro com obras que qualquer empreiteira sonha em conseguir, abriu mão do que fazia?

    * Por que a Delta vai ser vendida a um frigorífico que tem como acionista o BNDES?

    * Por que essa negociação está sendo tão rápida, quando aqui a burocracia é de tal ordem, que todos os negócios para abrir ou fechar levam o dobro de tempo que levariam em qualquer outro lugar do mundo?

    * Até quando a água dos cariocas vai ficar nas mãos da Delta? Que ganhou esse contrato sem licitação?

    * Por que querem nos convencer que a Grande Imprensa quer derrubar o governo?

    * Por que insistem em nos fazer crer que dona Dilma não sabe bem o que faz, que demite ministros apenas porque leu na VEJA?

    * Será que essas criaturas, senadores e deputados, não percebem que os vazamentos farão muito mais mal que a verdade?

    * Ou será que nossos netos e bisnetos vão ter que lutar por outra Comissão da Verdade, dentro de 50 anos, para saber dos crimes que estão sendo cometidos agora?


    Fonte: Por Ricardo Noblat - 11/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário