Wellington Luiz apoia entidade que vem transformando a vida de seus associados com a técnica de Análise Aplicada do Comportamento

quinta-feira, 10 de maio de 2012

ABRACI-DF
 
Desde 2010, quando teve contato com um grupo de pais de autistas que sonhavam há um ano inaugurar um trabalho diferenciado, o então presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF e atual deputado e Secretário de Regularização de Condomínios Wellington Luiz vem colaborando com as ações desse grupo colocando-se, juntamente com sua equipe, sempre à disposição.
 O grupo, ainda naquele ano, formou a Associação Brasileira de Comportamento e Intervenção (Abraci-DF) que estabeleceu como foco de atuação o trabalho com crianças e jovens autistas, voltado para orientar e preparar suas famílias propondo intervenções que promovam o desenvolvimento e a independência de seus membros.
A Abraci, que desde sua constituição sempre enfrentou muitas dificuldades, possui uma diretoria atuante e conta com a ajuda de alguns voluntários e parceiros que colaboram para que o trabalho da entidade tenha sucesso em seus objetivos.
Entre os parceiros, figura o deputado Wellington Luiz que jamais mediu esforços para honrar o compromisso de apoiar as atividades da entidade, tendo inclusive contribuído para a realização dos grupos de estudo da Asa Norte, Ceilândia e Gama, e foi autor dos requerimentos das Sessões Solene na CLDF para comemorar o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo nestes últimos dois anos.
O deputado também colaborou de forma mais efetiva quando, em 2010 e 2011, destinou recursos, por emenda parlamentar, para estruturação das atividades de atendimento da entidade, que permitiu assistir quarenta autistas e suas famílias no projeto voltado para melhorar o desenvolvimento de cada atendido, beneficiando os aspectos pedagógico, social e educacional.
Para ressaltar a importância desse trabalho, nesta terça-feira (8), associados e diretoria Abraci estiveram reunidos com o Secretário Wellington Luiz para voluntariamente prestar contas da verba destinada a eles. A contadora que colabora com a entidade, Pollyanna Camargos, apresentou ao Secretário e a todos presentes balancete detalhado da aplicação dos recursos, exclusivamente voltados para atenção às crianças e jovens atendidos pela Abraci.
A presidente da Associação, Lucinete Ferreira, inicialmente falou que a Abraci-DF nasceu depois que sua filha foi diagnosticada com autismo, aos dois anos e cinco meses. “Desde então comecei a procurar tratamentos e tomei conhecimento da terapia chamada Análise Aplicada do Comportamento. A técnica é muito utilizada nos Estados Unidos e possui comprovação científica. Após me aprofundar na técnica, decidi oportunizar a outros pais a experiência que tive e que transformou a vida da minha filha. Desde então, nos reuníamos em grupos de estudo, mas precisávamos de uma estrutura maior, que veio com o surgimento da Abraci”, relata.
“Agradeço muito ao deputado por nos ajudar. Com a verba, foi possível alcançar importantes conquistas e hoje atendemos 40 crianças e jovens, tendo muitos outros na fila de espera. Mas estou extremamente feliz e espero que esta parceria, que nasceu devido ao contato inicial com os assessores do deputado, Fauzer da Costa e Marcos Vinícius, seja sempre frutífera”, afirmou a presidente da Abraci.
Na sequência, alguns dos pais presentes fizeram uso da palavra e emocionaram a todos. Flávia Virgínia e Wilson Pereira, que têm um filho autista, disseram que estiveram presentes à reunião apenas para agradecer: “Qualquer pessoa, portadora de diversos tipos de doenças, podem contar com grupos de apoio, mas com o autismo, essa realidade é diferente e nos sentíamos muito sozinhos. Então agradeço pela disposição do deputado em colaborar com nossa causa e sabemos que poderia ser diferente, inclusive destinando esses recursos para ações que o promovessem pessoalmente, mas percebemos que não foi assim e isso é muito gratificante”, disse Flávia muito emocionada e ela ainda pediu ao deputado: “Por favor, não desista de nós”.
O Secretário Wellington Luiz também se emocionou e disse que a parceria já está estabelecida e que, enquanto puder, continuará colaborando com a entidade e com todos os familiares e portadores de autismo: “O projeto de vocês é espetacular e tenham certeza que nossa parceria está somente no começo. Minha intenção é sempre ajudar. Essa destinação de recursos é nossa obrigação, pois são públicos, investidos por meio de impostos pagos por vocês. Portanto, tudo que fazemos é com muito carinho e atenção à causa de vocês”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário