Deputados mantém esperança de mulheres com câncer de mama

quarta-feira, 27 de junho de 2012


Uma vitória importante para mulheres que se tratam do câncer de mama. Nesta terça-feira (26), os deputados distritais derrubaram o veto parcial do governador Agnelo Queiroz ao Projeto de Lei que garante às mulheres que sofrerem mutilação da mama em decorrência deste tipo de câncer o direito à cirurgia plástica na rede pública do DF.
A novidade na Lei 4.761/2012, de iniciativa da deputada Eliana Pedrosa (PSD), esta na especificação de técnicas científicas avançadas no processo cirúrgico. O artigo 3? da lei, que havia sido vetado, passa a valer com a seguinte redação: “Para a realização da cirurgia plástica reconstrutiva, serão utilizados todos os meios e as técnicas necessárias em todas as suas etapas e especificações científicas, incluindo-se a pigmentação de ambas as aréolas”.
A reclamação das pacientes estava na prótese utilizada para a recomposição da mama. “Não basta apenas colocar uma prótese de qualquer maneira. Precisa pensar na autoestima da mulher. Reconstituir de forma mais real possível torna o processo de recuperação mais humano e ajuda a mulher a ter mais forças para continuar lutando por sua saúde”, afirmou Eliana.
Outro artigo que havia sido vetado pelo governador e que passa a valer determina o GDF a definir os hospitais da rede pública que estão aptos realizar a cirurgia. “É uma oportunidade de se fazer um hospital se tornar referência para essas mulheres”, justificou Eliana. O GDF tem agora 60 dias para regulamentar a nova lei que beneficia a mulher no Distrito Federal.
Após a remessa pelo Presidente da CLDF ao Poder Executivo, o governador terá prazo de 48 horas para promulgar os dispositivos mantidos.
Fonte: Radio Corredor

Nenhum comentário:

Postar um comentário