Saúde pública: atendimento à População do Entorno chega a 47% em algumas unidades do DF

quarta-feira, 8 de agosto de 2012


A pressão exercida pela população do Entorno – que hoje passa de um milhão de habitantes – sobre o sistema público de saúde do Distrito Federal chega a 47% do total de internações em alguns hospitais. Cidades como Gama, Brazlândia e Sobradinho tem que reservar uma boa parte de seus leitos para atender essa população. De janeiro a março foram internados nas unidades da Secretaria de Saúde do DF 5.012 pacientes, número que representa 16,7% dos atendimentos. Nos prontos socorros foram feitos 53.115 atendimentos de pessoas que não residem na capital federal no mesmo período, ou seja, 11,6% do total geral.
Em 2011, de acordo com levantamento da Subsecretaria de Planejamento, Regulação, Avaliação e Controle e Diretoria de Planejamento e Programação em Saúde, da SES-DF, 15% das internações da rede pública e 9,5% dos atendimentos de emergência foram realizadas a pacientes, de fora do DF, principalmente aqueles residentes nos 23 municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).
Os municípios que mais buscam atendimento no DF estão localizados no Entorno Sul, que abrange Cidade Ocidental, Valparaíso, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas, Cristalina, Luziânia e Novo Gama. Esses municípios somam mais de 80% do total da demanda da Ride para as unidades hospitalares do DF.
Em 2011, somente Novo Gama e Águas Lindas foram responsáveis por 43% do total de atendimentos na emergência e internação. O maior número de pacientes, 58.908, veio do Novo Gama. Em segundo lugar aparece Águas Lindas com 46.069 atendimentos na rede pública do DF, seguido de Luziânia, com 34.119.
Os moradores do Entorno sobrecarregam, principalmente, os Hospitais de Santa Maria, Gama, Brazlândia e Sobradinho, mais próximos da região. O Hospital Regional de Santa Maria apresentou o maior número de atendimentos em emergência destinado a Ride: 45.129, o correspondente a 31%. Já o HRG foi o que mais internou pacientes de fora do DF. Foram 4.911 internações, correspondendo a 39% do total registrado em 2011.
O Hospital Regional de Brazlândia, com 37.091 atendimentos no pronto-socorro, foi o que apresentou maior proporção de atendimentos à população do Entorno. Este número representa 24%do total de atendimentos de emergência realizados na unidade. Em terceiro lugar aparece o Hospital do Gama, com 68.702 atendimentos de emergência aos moradores do Entorno, o que representa 26% do total.
A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) foi criada em 1988 para integrar ações entre União, Estados e municípios na solução dos problemas do Entorno relacionados com o DF nas áreas de transportes, saúde, ocupação do solo, cultura, agricultura, habitação entre outros. A Ride conta com representantes do Governo Federal, governos do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, além da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab).
O Colegiado de Gestão da Ride reúne-se periodicamente e tem conseguido avanços positivos para a região como a qualificação e investimentos na atenção primária e vigilância em saúde, ações de gestão e educação permanente, financiamento para conclusão de obras no Hospital Municipal de Santo Antônio do Descoberto e do Hospital de Águas Lindas.
Os técnicos da Subsecretaria de Planejamento da SES/DF, responsáveis pela elaboração da Dinâmica de Atendimento dos Municípios da Ride para os Hospitais do DF, apontam a necessidade de buscar novas oportunidades de investimentos na região. A meta é conseguir que os municípios do Entorno garantam atenção primária e atendimento de média complexidade para toda população, o que reduziria a demanda para a rede do DF. O DF, na avaliação dos técnicos, poderia ser a referência para procedimentos de alta complexidade, garantindo acesso aos serviços especializados. É necessário, ainda, qualificar os serviços existentes e formar recursos humanos.
Fonte do Cafezinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário