Governo do Distrito Federal não tem planos para o estádio Mané Garrincha

sexta-feira, 21 de setembro de 2012


  • José Cruz
    Uma autoridade próxima do gabinete do governador Agnelo Queiroz me confirmou que o custo do novo estádio Mané Garrincha ultrapassará R$ 1 bilhão.

    Os R$ 850 milhões anunciados oficialmente são disfarce, bobagem. Assim como fizeram com a data de inauguração. Seria em 31 de dezembro. Agora, passaram para março do ano que vem…

    O dinheiro, como já contei, não sai do orçamento do GDF, mas da venda de terrenos pela Terracap, empresa do governo distrital, também responsável pela administração de todo o complexo esportivo onde está o Mané Garrincha.

    Em outras palavras, é dinheiro público e com agravantes: não se sabe quanto a Terracap já pagou pelas obras do estádio e ninguém informa sobre isso. ...

    Pior:

    A fiscalização é zero. Outro dia, ousei perguntar à assessoria da Terracap sobre tais valores. A resposta foi tão grosseira que desisti. O pessoal é treinado para afastar jornalistas.

    A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, por sua vez, nem chega perto do assunto. E o Tribunal de Contas do DF faz auditorias para constar. Já a Cãmara Legislativa é parceira do governador e não se fala mais nisso…

    Legado


    Disse-me mais a tal autoridade amiga do governador e que sabe muito: não há um só projeto ou estudo de viabilidade para o aproveitamento do Mané Garrincha no pós-Copa. Muito menos empresa interessada em ficar com o elefantão.

    O complexo esportivo que está sob a responsabilidade da Terracap inclui dois ginásios. Um deles, o Cláudio Coutinho, quase desabando. O outro, Nilson Nelson, em precárias condições. Uma piscina de 50 metros com infiltrações coloca em risco a integridade física de centenas de usuários.

    Também para essas áreas não há projetos de revitalização, de aproveitamento da população, de formação de atletas, nada!

    Assim, teremos um estádio moderníssimo para 75 mil pessoas, ecologicamente aprovado mas no conjunto de outros espaços esportivos abandonados pela incompetência e desinteresse do poder público.

    Diante disso, desafio o Governo do Distrito Federal e a Terrcap a abrirem as contas das obras do Mané Garrincha. Dêem transparência a esses números que ninguém conhece para que a população saiba quanto está pagando pela obra.

    Mais:

    Que o Tribunal de Contas e a Cãmara Legislativa do Distrito Federal apresentem o orçamento integral do novo estádio.

    Duvido que tenham tais números! Eles não existem porque não há detalhamento das despesas. Essas vão sendo pagas na medida em que as contas vencem. Uma vergonha em termos de gestão pública.

    Isso demonstra a aventura, o improviso, a falta de planejamento e de seriedade para com um projeto gigantesco, como as Copas da Confederação e do Mundo.

    Fica a ideia de que quanto pior melhor, pois assim todos se beneficiam do investimento. No bom sentido, claro, benefícios para a comunidade…

    Por José Cruz

    Fonte: Blog do José Cruz - 20/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário