Número de pessoas atropeladas em faixas aumenta em Brasília

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

  • Só este ano foram sete mortes, quase o dobro do ano passado, segundo o Detran


    Brasília já foi considerada uma cidade modelo de respeito às faixas de pedestres, mas o número de pessoas atropeladas em faixas de segurança vem crescendo e assustando a população. ...

    Pedestre sofre. A placa avisa que é lugar de ele passar. A faixa está lá. Mas ai de quem resolve atravessar confiando.

    “Nem sempre eles param”, conta um homem.

    Alguns pedestres foram na confiança. O carro não parou.

    “Não pode confiar. Um para e outro passa direto. Aí não tem como”, reforça a doméstica Ivânia Pereira.

    De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, o motorista só pode avançar depois que o pedestre completar a travessia, o que muitas vezes não acontece.

    “Acabou aquela educação de dez anos atrás. Não existe mais. A lei veio, mas banalizou. Deixou de ser moda”, critica uma mulher.

    Os flagrantes foram feitos em Brasília, cidade considerada modelo no respeito às faixas. Há 15 anos, uma grande campanha educativa conscientizou motoristas e pedestres. Todos aprenderam a nova regra. Mas hoje a realidade é bem diferente. O número de mortes nas faixas voltou a subir. Só este ano foram sete mortes, quase o dobro do ano passado, segundo o Detran.

    O especialista em trânsito David Duarte aponta vários motivos para o retrocesso no respeito às faixas:

    “Há um problema com fiscalização que praticamente deixou de existir aqui. Há um problema de algumas faixas mal localizadas. Há o problema de alguns motoristas, os novos motoristas ou motoristas que vêm de fora. Eles desconhecem os hábitos da cidade. A travessia na faixa, para que o pedestre esteja 100% seguro, é preciso que 100% dos motoristas obedeçam a regra.”

    O Detran diz que já começou a recuperar as faixas, e promete uma nova campanha educativa.

    “A campanha tem que ser contínua, não pode ter interrupção. Aliado a isso, temos que desenvolver novas tecnologias para aumentar a durabilidade da tinta na pavimentação dessas travessias”, afirma José Alvez Bezerra, diretor do Detran do DF.

    O que os pedestres esperam agora é que o respeito às faixas volte a ser como no flagrante de 1998, quando os motoristas paravam para todos que queriam atravessar.

    Fonte: TV Globo - Jornal Nacional - 11/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário