Ações integradas de combate à violência

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Na edição desta semana do programa de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destacou a importância de ações integradas de segurança pública e políticas sociais – como Educação, Saúde e Esporte – no trabalho voltado para a redução do crime no Distrito Federal
 Foi ao ar na manhã desta terça-feira mais uma edição do programa de rádio Conversa com o Governador. Agnelo Queiroz ressaltou a importância de ações integradas de segurança pública e políticas sociais – como Educação, Saúde e Esporte – no trabalho voltado para a redução do crime no Distrito Federal.
No início do programa, Agnelo Queiroz destacou que o Governo do Distrito Federal está investindo em várias frentes para reduzir a criminalidade em todas as regiões administrativas. Um dos exemplos citados pelo governador é o recém-criado sistema de monitoramento inteligente na área central de Brasília, que inclui 37 câmeras fixas e móveis. De acordo com Agnelo Queiroz, o serviço será estendido para todo o DF.
O governador ressaltou que diversas medidas na área de Segurança Pública foram adotadas desde o início da atual gestão. Entre elas, Agnelo Queiroz citou a contratação de pessoal para ampliar a área de segurança do GDF, a renovação da frota policial – com veículos, barcos, ônibus e helicópteros – e a realização de ações articuladas com outros órgãos.
“Temos que atuar com um policiamento inteligente, tecnologia, profissionais bem treinados e equipamentos”, apontou Agnelo Queiroz, ao destacar que outra questão importantíssima é a necessidade de atuar sempre próximo à comunidade.
Reforço – Em relação à renovação da frota das forças de segurança, o governador ressaltou que o GDF adquiriu, desde janeiro de 2011, 600 novas viaturas para as operações normais de policiamento e também para as operações especiais. “Oito barcos fazem, atualmente, a segurança do Lago Paranoá, e o Batalhão de Aviação Operacional recebeu dois novos helicópteros. Também seis ônibus foram equipados com um sistema inteligente e moderno, chamado de Comando Móvel”, enfatizou o governador.
Agnelo Queiroz ressaltou também a importância de unir o trabalho das polícias a políticas sociais voltadas a educação, esporte e lazer. “Quando me refiro às políticas sociais, quero dizer que é importante atacar as causas que levam à violência, ao uso de droga e prestar assistência, seja na saúde ou na área social. O combate ao crack, por exemplo, é uma ação que envolve vários órgãos. Temos que cuidar da revitalização dos lugares críticos que são usados pelos traficantes. Também precisamos melhorar a iluminação pública, podar árvores e até mesmo melhorar a limpeza das áreas”, frisou.
Entorno – A região do Entorno também é prioridade nesta iniciativa. Durante a entrevista, o governador afirmou que tem se reunido constantemente com governadores e prefeitos da área e com o governo federal. “Os problemas dessa região são comuns e juntos temos que enfrentá-los. Estamos elaborando uma estratégia para permitir que o Entorno possa crescer, se desenvolver e ter boa qualidade de vida”, informou. Dentre as iniciativas já lançadas, o governador citou o programa de desarmamento lançado por meio de parceria entre GDF, Ministério da Justiça e Governo de Goiás.
“É preciso combater a violência na região do Entorno e avançar em outras áreas: promover a geração de emprego, a transferência de renda, investir na melhoria das escolas e em programas sociais. A violência não é uma questão apenas de polícia, é preciso ter investimento social forte. O desafio é combater o crack, o uso de drogas em geral e o tráfico. Nas ações do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal] também vamos investir na construção e reforma de delegacias especializadas. Essa é a linha que não podemos abrir mão”, destacou.
Carnaval – Outro assunto abordado pelo governador durante o programa foi o tema da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deste ano, que aborda a questão da saúde pública. O governador ressaltou que esta questão é prioridade em seu governo. De acordo com Agnelo Queiroz, um exemplo desse trabalho de saúde mais humanizado é o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, criado para ser referência internacional de qualidade e urbanização.
“A prioridade do meu governo é a saúde e o investimento principal é na atenção primária, na atenção básica de saúde. O Hospital da Criança é um sonho de muita gente que lutou por isso e, também, dos profissionais de saúde, que sempre sonharam em ter um lugar adequado, com tecnologia e decoração apropriadas para as crianças. É uma conquista da nossa cidade e um exemplo de que assim será o serviço púbico de saúde no DF. Encontramos o caos absoluto e total, mas a cada dia vamos melhorando a saúde pública”, finalizou.
O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.
Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, prioridades para 2012, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Carnaval 2012 e Política de Resíduos Sólidos.
Todo o conteúdo do programa está disponível para ouvir e para download na página da Agência Brasília de Notícias na internet:www.agenciabrasilia.df.gov.br/conversacomogovernador. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário