De acordo com a resolução, a Educação para a Cidadania, que será coordenada e executada pela Escola do Legislativo (Elegis) da Câmara Legislativa, engloba dois programas: Conhecendo o Parlamento – que apresenta o Poder Legislativo e sua relação com a representação política, com a democracia e com a participação popular – e Câmara Legislativa e Cidadania, criado para aprofundar o debate sobre temas de interesse da sociedade brasiliense.
O programa Conhecendo o Parlamento é composto de quatro projetos: Cidadão do Futuro, destinado a estudantes do ensino fundamental; Jovem Cidadão, voltado para alunos dos ensinos médio e superior; Cidadania para Todos, destinado aos idosos; e Câmara Legislativa vai à Escola, que levará ao ambiente acadêmico (ensinos básico e superior) a discussão sobre o papel do Poder Legislativo.
O programa Câmara Legislativa e Cidadania engloba os projetos Interação, realizado mediante produção, transmissão e reprodução de conteúdos audiovisuais pela TV Distrital da Câmara Legislativa; e Polis, realizado por meio de seminários, cursos e outras iniciativas de educação política. O projeto destina-se a estudantes, professores, agentes públicos, lideranças comunitárias e cidadãos em geral.
A resolução prevê, ainda, que a Assessoria Legislativa da CLDF disponibilizará consultores legislativos para atuar como palestrantes e instrutores nos programas e projetos que compõem a Educação para a Cidadania. Para implementar esses programas, a Câmara Legislativa fica autorizada a firmar convênios e acordos de cooperação com instituições educacionais públicas e privadas do Distrito Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário