Do Alto da Torre

terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Por Eduardo Brito
Pecado pode tirar Cristovam do céu
Durante visita ao Jornal de Brasília, o senador Cristovam Buarque (foto) lembrou que o também senador e seu correligionário Darcy Ribeiro costumava dizer que o Senado é como o céu. “Só”, confessou Cristovam, “que eu estou com uma vontade danada de pecar”. O senador evitou precisar que pecado tem tanta vontade de cometer. Ficou a convicção, porém, de que  Cristovam pensa mesmo em disputar o governo do Distrito Federal em 2014. “Tenho medo de não poder dizer não”, comentou, referindo-se às pressões para que se candidate.
Vínculo psicológico
Cristovam revelou, porém, que teria um obstáculo a enfrentar, caso siga o rumo da candidatura ao Buriti. É o vínculo com o PT. Embora tenha deixado o partido, o senador admite que dele ficou “um vínculo psicológico”.
 
Blocão ainda procura nomes
O Blocão aliado do governo na Câmara Legislativa ainda não encontrou um nome para a Secretaria dos Condomínios. Revela o deputado Agaciel Maia que a bancada já fez contatos com três detentores do perfil desejado: juristas conhecidos, como desembargadores aposentados. Nenhum aceitou. Também se afastou, ao menos por enquanto, a possibilidade de um parlamentar ser o secretário. Benício Tavares, citado, avisou sempre que não quer.
Perfil jurídico é o desejado
De acordo com Agaciel, o perfil jurídico seria o mais recomendável, já que a Secretaria de Condomínios tem como papel a regularização fundiária. Para isso será preciso resolver, antes de mais nada, questões legais. A função propriamente operacional pode caber a um adjunto. Toda a bancada concorda com a indicação de um magistrado. Volta a se reunir hoje em busca de nova opção.
Sobrevida por tempo certo
Agaciel Maia aposta em um tempo determinado para sobrevida da Secretaria de Condomínios. “Ela tem uma função, que é regularizar: resolve o problema e depois se acaba”, explica. Não terá a função, por exemplo, de planejar o futuro.
Coincidência nas reformas
A reforma do secretariado foi o prato principal de encontro entre o governador Agnelo Queiroz, o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício (foto), e o secretário de Governo, Paulo Tadeu. Dois dias antes o governador tinha se reunido com todo o primeiro escalão e, em seguida, com os administradores regionais. Agnelo confirmou que pretende proceder a mudanças, coincidindo com a troca de ministros que a presidente Dilma Rousseff também fará.
Volta por cima
Com a mudança, acompanhada de uma política voltada para apresentar resultados, o governador pretende exorcizar de vez a ofensiva feita contra ele e enfrentar as pesquisas com dados negativos.
Só um brasiliense na lista
Só um parlamentar brasiliense entrou na lista, publicada pela revista Veja, sobre os 30 deputados e 15 senadores mais bem avaliados do Congresso. Foi o senador Cristovam Buarque, instalado no 10º lugar. A relação foi montada pelo Núcleo de Estudos sobre o Congresso, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
O que pesou na escolha
O estudo levou em conta toda a atividade dos parlamentares – discursos, projetos, pareceres – alinhadas com os principais interesses da população. Entre essas áreas estão o combate à corrupção, a transparência nos tributos, a infraestrutura, a qualidade da gestão pública, a qualidade da educação ou o equilíbrio entre os poderes.
Veterano à frente no PMDB
Um dos mais veteranos entre os parlamentares, o ex-senador e hoje deputado Mauro Benevides, chegou em 10º lugar e foi o de melhor avaliação em todo o PMDB. Também foi Mauro Benevides quem ficou em melhor posição na bancada de seu estado, o Ceará.
Senadoras surpreendem
As maiores surpresas ficaram por conta de duas senadoras de primeiro mandato, Ângela Portela e Ana Amélia. Elas trabalharam duro no ano que passou, mostra o estudo.
Risco de ficar sem luz
Tem órgão do GDF batendo cabeça. Às vésperas do Natal, técnicos da CEB apareceram do nada, em São Sebastião,  para cortar o fornecimento de energia elétrica de mais de quatrocentas famílias no Morro da Cruz. Alegavam que  a área é irregular e que não houve estudo técnico para a colocação do transformador de energia, embora instalado há mais de  um ano.
 
Solução à última hora
Bate-boca formado. De um lado os moradores e a administradora regional Janine Barbosa; do outro a CEB e agentes da Polícia Civil, deslocados para a missão. Após vários telefonemas de Janine Barbosa para o chefe de  Gabinete do governador Agnelo Queiroz, e para o secretário de Governo, Paulo Tadeu, acertou-se que a administração da cidade assumirá o ônus pela regularização da rede de energia da localidade.
 
Expectativa que fica
Mas a encrenca não está resolvida. A CEB fará o estudo técnico quando solicitado pela Administração Regional? Enquanto isso, os moradores passam os dias na incerteza. Podem ter ou não o fornecimento regular de energia no próximo ano.
Estímulos ao Parque Digital
A Secretaria de Fazenda já  prepara  um pacote de créditos e incentivos tanto fiscais quanto tributários para  facilitar a instalação de empresas no Parque Tecnológico Capital Digital. Com eles o Buriti pretende atrair indústrias limpas voltadas para o ramos de Ciência, Tecnologia e Inovação à área em construção ao lado da Granja do Torto. Os estímulos  foram discutidos ontem pelos secretários Marcelo Piancastelli, da Fazenda, e Cristiano Araújo, da Ciência e Tecnologia.
Juros mais baixos
Piancastelli adiantou que está aberta possibilidade de se obter para essas empresas, por meio do BRB, financiamentos oriundos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), que garantirá juros mais baixos para os investidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário