CPI aprova convocação de ex-chefe de gabinete de Agnelo Queiroz

quinta-feira, 17 de maio de 2012

  • Parlamentares convocam 51 pessoas para depor na CPI do Cachoeira.
    Entre eles, estão ex-mulher, sobrinho do bicheiro e irmão de Demóstenes.

    Cláudio Monteiro, ex-chefe de gabinete do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT)

    Comissão Parlamentar Mista criada para investigar o elo de políticos e empresários com o bicheiro Carlinhos Cachoeira aprovou nesta quinta-feira (17) a convocação de 51 pessoas para dar explicações. As datas dos depoimentos ainda não foram definidas. ...

    (Correção: ao ser publicada, a reportagem informou que foram 76 os convocados. A informação havia sido passada pelo relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG). Posteriormente, o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), retificou a informação e esclareceu que eram 76 requerimentos de convocação que incluiam os nomes de 51 pessoas. A informação foi corrigida às 14h20.)...

    Entre os convocados estão a ex-mulher de Cachoeira, Andréa Aprígio de Souza. De acordo com as investigações da PF, alguns bens e uma empresa do bicheiro estão no nome de Andréa. Também foi convocado um sobrinho do contraventor, Leonardo Almeida Ramos, que, de acordo com a PF, comprou uma casa do governador de Goiás, Marconi Perillo.

    O irmão do senador Demóstenes Torres, procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Benedito Torres, também será chamado para esclarecimentos. Gravações telefônicas apontam que Demóstenes teria colocado o Ministério Público Estadual à disposição de Cachoeira, preso durante a Operação Monte Carlo da Polícia Federal.

    Também deve ser convocado Ronald Bicca, ex-procurador-geral do Estado de Goiás. Ele pediu licença do cargo em abril, após ser ter o nome citado em trechos de conversas entre Cachoeira, o ex-corregedor da Secretaria de Segurança Pública e outros dois homens apontados como auxiliares do bicheiro.

    Cláudio Monteiro, ex-chefe de gabinete do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), também deverá depor na CPI. Nas investigações da Polícia Federal, Monteiro é citado em conversas telefônicas com integrantes da quadrilha de jogo ilegal comandada pelo contraventor.

    Segundo as investigações da Polícia Federal. Cláudio Monteiro teria recebido propina para favorecer a Delta em contratos de prestação de serviços com o governo relativo ao lixo urbano. Após as denúncias, Monteiro pediu demissão.

    Outro nome que teve convocação aprovada foi Wladimir Garcez, ex-vereador pelo PSDB de Goiânia, citado como elo de Cachoeira com o governo de Goiás.

    No entanto, não foram analisadas convocações de governadores, parlamentares e do presidente licenciado da construtora Delta, Fernando Cavendish.

    Mais cedo, a CPI aprovou requerimento que prevê o envio de um “apelo” ao Supremo Tribunal Federal para que seja retirado o sigilo do inquérito que investiga o envolvimento do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) com Cachoeira.

    A comissão enviará ainda ao relator do caso, ministro Ricardo Lewandowsky, pedido para que ele determine o sequestro dos bens móveis e imóveis do bicheiro.

    Outro requerimento aprovado requer da Polícia Federal, Ministério Público, STF e Justiça Federal da Goiás todos as gravações telefônicas e vídeos feitos nas investigações do grupo Cachoeira.

    Por Nathalia Passarinho e Iara Lemos


    Fonte: G1- DF - 17/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário