CPI do Cachoeira pede explicações por escrito a Gurgel

quarta-feira, 16 de maio de 2012

  • Comissão quer saber como e quando o procurador tomou conhecimento das operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal


    A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira aprovou nesta terça (15) requerimento que pede informações, por escrito, ao Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, sobre como tomou conhecimento das operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, e em que data. Pelo requerimento, Gurgel tem o prazo de cinco dias para responder às perguntas da CPI. A aprovação deste requerimento foi proposta pelo relator da Comissão, Odair Cunha (PT-MG), em substituição a requerimentos de convocação de Gurgel e da subprocuradora Claudia Sampaio. ...

    "Sugiro que tenhamos um pouco de paciência. Se ele (Gurgel) não responder ou a resposta não for convincente, as razões para trazer o procurador e a subprocuradora estarão dadas", argumentou o senador Humberto Costa (PT-PE). "Esta CPI não vai blindar ninguém", completou ao petista. Em sua avaliação, tanto Gurgel quanto Claudia Sampaio tiveram uma postura "desrespeitosa" com o Congresso Nacional e a CPI. Gurgel acusou os defensores de sua convocação de estarem tentando intimidá-lo às vésperas do julgamento do mensalão.

    A maioria dos governistas concordou com o requerimento com as explicações por escrito. A exceção foi o senador Fernando Collor (PTB-AL) e Sílvio Costa (PTB-PE), que defenderam a convocação imediata de Gurgel e Claudia Sampaio. A oposição também apoiou o requerimento para que Gurgel se explique por escrito no prazo de cinco dias.

    Mais cedo, a CPI aprovou, por unanimidade, requerimento que permite reconvocação do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Também foi aprovado requerimento que permite o acesso dos advogados do contraventor a todos documentos das operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal. A decisão da CPI foi tomada um dia depois de o Supremo Tribunal Federal ter impedido o depoimento de Cachoeira à Comissão, que deveria ter ocorrido nesta terça. Pelo requerimento, os advogados de Cachoeira terão "amplo acesso à secretaria da CPI, nos mesmos moldes dos parlamentares".


    Fonte: IstoÉ / AE - 16/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário