Aos poucos, a Secretaria de Regularização dos Condomínios (SERCON) está sendo implantada. Hoje(15/05), a equipe nomeada se reúne, mais uma vez,  para dar continuidade ao I Seminário Interno de Regularização dos Parcelamentos do DF, onde está sendo discutida a situação atual dos residenciais implantados no Distrito Federal , alguns há mais de 30 anos. “Nosso objetivo é criar um espaço voltado para capacitação técnica nas diversas áreas de atuação da secretaria, de forma a garantir ao público interno maior conhecimento dos trabalhos a serem desenvolvidos”, explicou a assessora Ieda Rizzo.
A abertura do seminário foi feita pelo secretário Wellington Luiz e contou com a participação da secretária do Grupar, Ralcilene Santiago. Os principais objetivos desse encontro é discutir aspectos teórico-práticos relativos às políticas públicas, apresentar a legislação e regras do licenciamento ambiental.
Desde abril, no auditório da Agefiz, os servidores nomeados, técnicos e especialistas têm se reunido para discutir os diversos temas que envolvem os condomínios, entre eles as questões ambientais, urbanística e fundiária, a legislação e o andamento dos processos.
Criada em dezembro do ano passado, a pedido do deputado Agaciel Maia, o novo órgão pretende dar maior celeridade a regularização. Em fevereiro, o governador Agnelo Queiroz nomeou o deputado distrital Wellington Luiz (PPL) para comandar a pasta. O secretário tem afirmado que uma das principais diretrizes é buscar uma ampla articulação com todos os poderes, seja com o Judiciário, o Legislativo e ainda com o Ministério Público.  “O processo é trabalhoso, mas há um compromisso de governo e do bloco parlamentar do qual faço parte na Câmara e, por isso mesmo, o que puder ser feito para alavancar esse processo vamos fazer”, disse.
Na última semana de abril, o secretário Wellington Luiz participou de duas reuniões com moradores e lideranças de Sobradinho. Uma no Setor de Mansões e outra, no Grande Colorado. Já no início de maio, foi hora de se reunir com lideranças do Jardim Botânico, para discutir o projeto de lei de muros e portarias, enviado pelo Executivo à Câmara Legislativa.

Câmara promove audiência pública para discutir lei de muros e portarias
Na próxima quinta-feira (17/05), a Câmara Legislativa vai promover audiência pública para discutir o Projeto de Lei 897/2012, de autoria do Executivo, que permite o fechamento dos condomínios, com muros e portarias.
A audiência vai acontecer no Plenário daquela Casa, a partir das 19h.