Deputado lança a Frente pela Defesa da Igualdade Racial

quarta-feira, 16 de maio de 2012


  Foto: Renato Perotto
Foi lançada na última segunda-feira,14, na Câmara Legislativa, a Frente Parlamentar pela Defesa e Promoção da Igualdade Racial. De iniciativa do deputado Professor Israel (PDT-DF), o evento contou com a participação de parlamentares, profissionais da área de direito, entidades do movimento negro e representantes do GDF e do governo federal. Na pauta, formas de combater o racismo e como fazer uma análise crítica e propositiva sobre a legislação vigente, bem como a sua aplicabilidade.
Para o deputado, o Brasil ainda convive com um racismo velado, por isso, covarde. “A criação desta frente vem justamente para combater esse mal. Pretendemos tornar o sonho da igualdade algo possível”, afirmou.
Um dos objetivos do grupo é fiscalizar o cumprimento da lei 10.639, sancionada em janeiro de 2003, tornando obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas instituições de ensino fundamental e médio da rede pública e particular. A primeira ação será encaminhar requerimento à Secretaria de Educação para saber em quais escolas essa disciplina já foi implementada.
Israel acredita que é preciso combater o principal motor do racismo: a ignorância. “Alguns mitos estão arraigados na nossa cultura, como o de que negritude é sinônimo de escravidão. E, para desmistificar isso, temos que investir em educação. É na escola, com professores bem preparados, que a África será entendida a partir de outro ponto de vista”, acredita.
Esteve presente na sessão Marina Serafim dos Reis, atendente de um cinema da cidade que foi agredida verbalmente por um médico. Ela recebeu, na ocasião, uma moção de solidariedade da Casa e afirmou estar feliz por não se sentir sozinha na causa contra o racismo. “É muito bom saber que tem muita gente interessada em lutar por justiça”, comentou.
Participaram da mesa a secretária de Promoção da Igualdade Racial do DF, Josefina Serra dos Santos; a coordenadora do Movimento Negro Unificado, Jacira da Silva; o vice-presidente da Fundação Cultural Palmares, Martius das Chagas; o delegado da 5º Delegacia de Polícia, Ailton Rodrigues (um dos responsáveis pelo caso da Marina); além de advogados e parlamentares.
Fonte Radio Corredor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário