Operação Último Gole -- Detran lança novo formato de blitz da Lei Seca

quarta-feira, 16 de maio de 2012


 
Ciente de que pequena parte da população do Distrito Federal ainda não está atenta e consciente quanto aos perigos de dirigir alcoolizado, aliado à equivocada sensação de impunidade provocada pela dificuldade de criminalização deste comportamento, o Detran/DF busca intensificar a fiscalização da Lei Seca para que, ao menos na esfera administrativa, os condutores sejam efetivamente responsabilizados, com consequente cumprimento das penalidades, inclusive a suspensão do direito de dirigir.
 Para dar uma resposta contra a violência no trânsito, o Detran/DF por meio da sua Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito planejou uma nova operação com o objetivo de flagrar aqueles maus condutores que saem dos bares após o consumo de bebida alcoólica e assumem a direção dos seus veículos.
 O Detran utiliza novos procedimentos de monitoramento em áreas já identificadas como pontos de aglomerações de pessoas consumindo bebida alcoólica. Os cidadãos que, na saída dos estabelecimentos, demonstrarem sintomas evidentes de embriaguez, ao darem início ao deslocamento em seus veículos, serão imediatamente abordadas pelos agentes do Detran em viaturas ostensivas, posicionadas estrategicamente nas proximidades dos estacionamentos.
 O diferencial da Operação “Último Gole” é que os agentes do Detran não montam a blitz convencional, que chama muita atenção e eventualmente pode não abordar o condutor infrator sempre ligado nos avisos das redes sociais.
 O nome da operação também foi escolhido para expressar o pensamento de todos os profissionais que trabalham no trânsito: a multa, apreensão da CNH e suspensão do direito de dirigir são medidas corretivas de natureza educativa necessárias para evitar que tragédias abreviem o “último gole” da vida de alguém.
 Iniciada no final do mês de abril, a Operação Último Gole já contabiliza 35 flagrantes de alcoolemia, 31 registros de infrações diversas e 14 apreensões de veículos. Seis edições da operação já foram realizadas ao todo, no Plano Piloto, Águas Claras e Gama.  Em média, trabalham na operação 12 agentes de trânsito, em seis viaturas operacionais e dois guinchos.
 O Detran/DF avalia como muito positivos os resultados do novo modelo de blitz bafômetro e informa que serão realizadas durante toda a semana, em horários diferentes, em todo o Distrito Federal.
Fonte Radio Corredor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário