Licitação de ônibus emperrada novamente no GDF

terça-feira, 15 de maio de 2012

Segundo o site G1 a Secretaria de Transportes do Distrito Federal suspendeu a licitação que vai renovar quase toda a frota de ônibus do Distrito Federal atendendo a determinação do Tribunal de Contas. Leia abaixo a matéria completa!

GDF suspende edital de licitação para renovação da frota de ônibus

Do G1 DF
A Secretaria de Transportes do Distrito Federal suspendeu a licitação que vai renovar quase toda frota de ônibus do DF. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (15) e atende a uma determinação do Tribunal de Contas.
Em agosto de 2011, o tribunal suspendeu a licitação de 900 ônibus. Na época, o TCDF indicou que o edital tinha falhas como a não discriminação da origem de parte das receitas do projeto básico e a falta de informações sobre as normas que vão reger os reajustes das tarifas.
O governo afirma que realizou as alterações indicadas e anunciou, em março deste ano, a ampliação o edital para renovação de 90% da frota, mas não suspendeu o processo.
Uma empresa interessada em concorrer entrou com um recurso no Tribunal de Contas questionando a não suspensão da licitação. Segundo a assessoria da Secretaria de Transportes, uma decisão do TCDF confirmou a interrupção, formalizada com a publicação no DODF desta terça.
Agora, para dar sequência à compra dos novos coletivos, o governo aguarda a avaliação do tribunal sobre as alterações feitas no edital para dar continuidade ao processo. O TCDF informou que não há reprevisão de quando a análise será concluída.
Licitação
No início de março o governo do Distrito Federal lançou o edital da licitação para substituir quase 90% da frota de ônibus do sistema público de transporte da capital. Atualmente, a frota tem cerca de 4 mil veículos.
O sistema seria licitado por regiões. O GDF chegou a dividir o sistema em cinco grandes áreas. Cada uma seria explorada por uma empresa ou consórcio de empresas. As vencedoras teriam o direito de explorar as linhas por dez anos, renováveis pelo mesmo período. De acordo com o edital, cada empresa teria entre 18% e 23% da frota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário