Secretário diz que licitação da nova frota de ônibus está perto de sair

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Secretário diz que licitação da nova frota de ônibus está perto de sairSecretário reconheceu dificuldades, mas anunciou investimentos (Foto: Silvio Abdon/CLDF)
Na exposição que fez ontem  (10)  na Câmara Legislativa aos membros da Comissão  Especial da Copa do Mundo, o secretário de Transportes do DF, José Válter, anunciou que as primeiras mudanças para melhorar o sistema de transporte público de Brasília poderão ser sentidas a partir da licitação da nova frota, cujo edital está em apreciação no Tribunal de Contas do DF, mas que deverá ser liberado em breve.
O secretário foi convidado pela comissão, presidida pelo deputado Olair Francisco (PT do B), a expor o que está sendo feito para melhorar a situação do transporte público do DF, especialmente em relação aos eventos da Copa do Mundo e da Copa das Confederações, marcadas, respectivamente, para 2014 e 2013.
José Válter respondeu a questões dos deputados Israel Batista (PDT), Aylton Gomes (PR) e Eliana Pedrosa (PSD). Concordou que o sistema está cheio de “remendos “e que mesmo com estudos, planos e projetos, a situação só será resolvida se houver mobilização total dos três poderes e da sociedade organizada.
Ao analisar as dificuldades encontradas para resolver os problemas, José Válter lembrou que em 2008 a Justiça já havia determinado a licitação de toda a frota, em decorrência de uma ação civil pública. Ressaltou, contudo, que até o momento isso não pôde ser implementado, em razão das pressões e manobras jurídicas dos grandes grupos econômicos que monopolizam o setor.
Afirmou  também que o foco das mudanças projetadas é a população local, pois “uma cidade só é boa para o turista se for boa para quem vive nela”.  O secretário adiantou que nem todas as obras de mobilidade ficarão prontas para até Copa, pois envolvem muitas dificuldades na sua execução, em razão dos grandes congestionamentos que já ocorrem nas áreas urbanas onde serão feitas as obras.
 Investimentos - O secretário lembrou que  Brasília está entre as cidades que receberão recursos para obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinados à  mobilidade urbana. Para  isso, cerca de R$ 2,2 bilhões serão investidos na expansão do metrô do DF e na construção dos sistemas de transporte de passageiros nos eixos Sul — corredor Gama/Valparaíso por meio do Expresso DF — e Oeste — que passa pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG), a Comercial Norte até a Avenida Hélio Prates, e o SIA ao Terminal da Asa Sul, na Rodoviária do Plano Piloto.
Todo esse trabalho, no entanto, depende, segundo alertou o secretário de Transportes, de uma gestão eficiente, entregue a uma autarquia forte e dotada de autonomia, que possa controlar as operações e efetuar as necessárias correções pontuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário