Empresários cobram fim da apresentação de Habite-se para concessão de alvará

sábado, 16 de junho de 2012

Empresários cobram fim da apresentação de Habite-se para concessão de alvará
Dezenas de empresários reforçaram reivindicação ao GDF (Foto: Carlos Gandra/CLDF)
Os empresários que compareceram à Câmara Legislativa na tarde desta sexta-feira (15) receberam o apoio de representantes do GDF a seu pleito de desvincular a apresentação de certidão de Habite-se para a concessão de alvarás de funcionamento para estabelecimentos comerciais e industriais. O compromisso foi firmado em audiência publica realizada, no auditório da CLDF, pelo deputado Raad Massouh (PPL). O GDF já tem uma minuta de projeto a ser enviada ao Legislativo, excluindo a cobrança do Habite-se e que deve ser enviado em breve para a análise dos deputados distritais.
Raad afirma que os micros, pequenos e até grandes empresários precisam ter seus alvarás para trabalhar, gerar empregos e renda para o DF. “Esse projeto é fundamental. Agora precisamos unir forças, uma vez que Agnelo já determinou que a situação seja resolvido. A cidade não pode para de crescer”, observou Raad.
O secretário-adjunto da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Expedito Veloso, disse que o momento é oportuno para uma lei que consolide os critérios para concessão de alvará e que o objetivo do governo “é conceder as mesmas condições que os demais estados oferecem a seus empresários”. Já Chico Machado, titular da Coordenadoria da Cidades do DF, apontou que o problema é antigo, mas que “o governo está empenhado para chegar a uma solução”.
A deputada Eliana Pedrosa (PSD), também ressaltou o impacto econômico que o fim da exigência do Habite-se vai gerar no DF e disse que já apresentou projeto de lei com esta finalidade. “Temos que acabar com o engessamento de nosa economia e dar tranquilidade aos empresários”, destacou a distrital.
A presidente a Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Danielle Moreira, por sua vez, parabenizou a iniciativa de Raad por ser “o primeiro passo deste enfrentamento” e criticou o tratamento de “bandido” dispensado aos empreendedores do DF. “O micro e o pequeno empresário são alvos, com endereço certo, seja da tribuitação, da legislação trabalhista, da fiscalização e das administrações regionais”, argumentou.
Representanto a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), o superintendente Executivo, Valterson da Silva, disse que só o DF exige a certidão de Habite-se para a concessão de alvarás. “Agora veja o problema, temos cerca de 30 mil estabelecimentos comerciais sem licença para funcionamento”, afirmou Valterson.
Fonte: CLDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário