A Câmara
Legislativa do DF analisa o Projeto de Lei 1020/2012 que pretende autorizar o
uso das faixas exclusivas para tráfego de ônibus no DF para carros de passeio
que transportem mais de três passageiros. A proposta, de autoria do deputado
Cristiano Araújo (PTB), baseia-se no modelo internacionalmente conhecido como
"High Occupancy Vehicle Lanes - HOV Lanes" (Faixas de Veículos de Alta
Ocupação), já adotado em países como Canadá, Estados Unidos e Reino Unido.
Na verdade, a
polêmica iniciativa em análise pelos distritais pretende propiciar meios para
que os motoristas adotem entre si a chamada "carona solidária", o que poderá
reduzir a quantidade de veículos nas ruas, aliviando o cada vez mais complicado
tráfego no DF.
A implantação das
faixas exclusiva para ônibus, embora bem intencionada, representou um
significativo aumento nos congestionamentos nos horários de pico. Por outro
lado, segundo Cristiano, o órgão equivalente ao Ministério dos Transportes da
Província de Ontário, no Canadá, tem estudos que demonstram que as faixas de
veículos de alta ocupação beneficiam a população ao reduzir o tempo das viagens,
permitem a economia de recursos financeiros, diminuem a emissão de gases pelos
veículos, além de minimizar o estresse dos motoristas. “Tenho certeza que
aliviará o trânsito e ajudará os motoristas”, afirma o autor.
Sem a licitação do
transporte público do DF pronta e sem a finalização de obras como o veículos
leves sobre Pneus (VLP) e sobre Trilhos (VLT), a iniciativa pode ajudar a
desabarrotar o tráfego em vias como EPTG, W3 Sul e EPNB. “Acredito que essa
medida vai ampliar o benefício das faixas exclusivas também aos usuários de
automóveis”, explica Cristiano.
Fonte:
Assessoria de Imprensa Cristiano Araújo
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