CLDF pode liberar faixas exclusivas de ônibus para veículos com mais de três ocupantes

terça-feira, 28 de agosto de 2012



A Câmara Legislativa do DF analisa o Projeto de Lei 1020/2012 que pretende autorizar o uso das faixas exclusivas para tráfego de ônibus no DF para carros de passeio que transportem mais de três passageiros. A proposta, de autoria do deputado Cristiano Araújo (PTB), baseia-se no modelo internacionalmente conhecido como "High Occupancy Vehicle Lanes - HOV Lanes" (Faixas de Veículos de Alta Ocupação), já adotado em países como Canadá, Estados Unidos e Reino Unido.

Na verdade, a polêmica iniciativa em análise pelos distritais pretende propiciar meios para que os motoristas adotem entre si a chamada "carona solidária", o que poderá reduzir a quantidade de veículos nas ruas, aliviando o cada vez mais complicado tráfego no DF.

A implantação das faixas exclusiva para ônibus, embora bem intencionada, representou um significativo aumento nos congestionamentos nos horários de pico. Por outro lado, segundo Cristiano, o órgão equivalente ao Ministério dos Transportes da Província de Ontário, no Canadá,  tem estudos que demonstram que as faixas de veículos de alta ocupação beneficiam a população ao reduzir o tempo das viagens, permitem a economia de recursos financeiros, diminuem a emissão de gases pelos veículos, além de minimizar o estresse dos motoristas. “Tenho certeza que aliviará o trânsito e ajudará os motoristas”, afirma o autor.

Sem a licitação do transporte público do DF pronta e sem a finalização de obras como o veículos leves sobre Pneus (VLP) e sobre Trilhos (VLT), a iniciativa pode ajudar a desabarrotar o tráfego em vias como EPTG, W3 Sul e EPNB. “Acredito que essa medida vai ampliar o benefício das faixas exclusivas também aos usuários de automóveis”, explica Cristiano.

Fonte: Assessoria de Imprensa Cristiano Araújo 

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