Comissão geral vai discutir redistribuição de servidores do Ceajur

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Nemer defendeu reivindicação de servidores
Os servidores do Centro de Assistência Judiciário do Distrito Federal (Ceajur-DF) que vieram acompanhar das galerias a sessão ordinária de hoje (21) deixaram a Câmara Legislativa com o compromisso dos distritais de realizarem uma comissão geral, na quinta-feira (23), para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica (PELO 47/2012) que cria a Defensoria Pública do DF. A mobilização da categoria se deve ao descontentamento com o texto da proposta, enviada pelo Executivo, que redistribui apenas os procuradores para a carreira do órgão a ser criado.
Quem trouxe o tema ao plenário foi o deputado Roney Nemer (PMDB), que chamou atenção para a importância de a Câmara se debruçar sobre o assunto e garantir o mesmo direito a todos os servidores da Ceajur. “Do jeito que está, o PL redistribui apenas os procuradores, os demais servidores vão acabar cedidos para outros órgãos e substituídos em caso de concurso”, observou o distrital.
O líder de governo, deputado Wasny de Roure (PT), também defendeu que o GDF encaminhe os pleitos de forma conjunta. “Esse debate deve ser feito de forma franca. É preciso ter em mente que é um assunto complexo. Na Ceajur existem servidores de 17 órgãos diferentes e não podemos transpor a constituição”, explicou Wasny.
Já Dr. Michel (PEN) afirmou que criar duas carreiras dentro de um mesmo órgão “gera desavença entre os funcionários e prejudica o trabalho prestado à sociedade”. Ao final do debate, a assessoria de plenário informou que havia um horário livre para a realização de comissão geral na quinta-feira. Com a concordância dos presentes ao plenário e às galerias, o debate ficou marcado para às 15h no plenário.
Presídios – A precariedade do sistema penitenciário do DF foi alvo do discurso de Celina Leão (PSD). A distrital criticou as más condições da estrutura física dos presídios, a superlotação da celas, a pouca oferta de trabalho aos reclusos e as condições de trabalho para os servidores. “Temos 6500 vagas ocupadas por 12 mil internos. As 600 novas vagas prometidas pelo governo serão uma agulha no palheiro”, afirmou Celina.
Dr. Michel e Arlete Sampaio (PT) também participaram da discussão. Ambos ressaltaram que o atendimento aos presos está relacionado às dificuldades enfrentadas pelos técnicos de atividades penitenciárias e a distrital.
Parlamentares- Foi publicada no Diário da Câmara Legislativa, nesta terça-feira (21), a licença do deputado Raad (PPL) para reassumir a Secretaria de Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária do Distrito Federal. O ato da Mesa Diretora também convocou o suplente Paulo Roriz (DEM) para ocupar a vaga de Raad.
Fonte: CLDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário