Desigualdade social e situação do Sol Nascente repercutem na Câmara

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Vigilante lamentou precariedade no Sol Nascente
Desigualdade social e a situação precária do condomínio Sol Nascente, na Ceilândia, foram os temas que dominaram os discursos dos deputados distritais na sessão ordinária desta quarta-feira (22). Vários distritais se revezaram na tribuna para falar sobre as questões fazendo ligações entre elas, a partir da divulgação do relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) que aponta o Brasil como um dos países com pior distribuição de renda da América Latina.
O líder do Bloco PT/PRB, deputado Chico Vigilante (PT), relatou que esteve ontem no condomínio Sol Nascente e constatou a “profunda desigualdade social de perto”. Segundo ele, apesar do trabalho de alguns heróis, como a diretora da escola do local, e da ação do governo Agnelo Queiroz, a situação ainda é muito grave. “São imagens que não saem de nossa cabeça. O Estado tem que estar mais presente e atuar para reduzir os graves problemas da comunidade”, analisou.
A deputada Arlete Sampaio (PT) destacou que Brasília continua sendo a cidade mais desigual do Brasil. Para ela, realidades como a do Sol Nascente são inaceitáveis. Ela listou ações que estão sendo feitas pelo GDF para melhorar a situação, mas concordou que o quadro ainda é muito grave.
Para o deputado Agaciel Maia (PTC), Brasília ainda apresenta problemas sociais crônicos. Ele defendeu a concessão de incentivos para empresas geradoras de emprego e renda. Já o deputado Olair Francisco (PTdoB) destacou o apoio do Parlamento na realização das transformações sociais que a cidade necessita. Ele ainda enfatizou que o governo deve trabalhar para evitar injustiças com as pessoas menos favorecidas.
Remoção - A remoção de algumas famílias do próprio Sol Nascente ontem à noite gerou críticas e reclamação entre os distritais. De acordo com a denúncia, apresentada pela deputada Celina Leão (PSD), quatro famílias foram despejadas e passaram a noite na rua. Para a deputada, a ação foi um “absurdo” e configura violação de direitos humanos.
A deputada Eliana Pedrosa (PSD) informou que entrou em contato com o Secretário de Desenvolvimento Social, Daniel Seidel, para esclarecer o episódio e descobriu que o órgão não foi acionado para participar da ação. A Secretaria ficou de resolver a situação das famílias. Arlete Sampaio considerou inaceitável que a Secretaria não fosse acionada na remoção. Em sua opinião, este tipo de ação deve ser uma combinação entre os órgãos de fiscalização e da área social.
O deputado Chico Leite (PT) ressaltou que o senso de humanidade precisa ser levado em consideração neste tipo de fiscalização. Ele também destacou que “os grileiros de terras e os políticos populistas devem ser responsabilizados e tratados como bandidos”.
Agnelo - A deputada Celina Leão também falou sobre o acatamento da denúncia da Procuradoria Geral da República contra o governador Agnelo Queiroz. Segundo ela, a abertura de inquérito no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para investigar supostas irregularidades cometidas pelo governador é um avanço para a sociedade. “Também é uma oportunidade de o governador provar sua inocência”, assinalou.
Ameaça - O deputado Dr. Michel (PEN) ocupou a tribuna para comunicar a descoberta de um possível complô de presos e outros criminosos da região da Fercal, em Sobradinho, que estariam planejando assassiná-lo. Ele informou que o caso já está sendo investigado e acompanhado pela polícia civil e polícia legislativa. E elogiou a atuação dos policiais.
Fonte: CLDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário