Lula ‘está de volta à linha de frente’, diz ‘New York Times’

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Lula volta à linha de frente, diz o “New York Times”, que dedicou uma reportagem ao ex-presidente em sua edição impressa deste domingo (26).
“Não é fácil saber como deve agir um ex-presidente”, afirma Lula em entrevista ao jornal, que destaca a ausência da tradicional barba do petista, após tratamento contra o câncer.
Em destaque, está a relação de Lula com réus do mensalão e seu papel diante de “um dos maiores desafios” de toda a história do PT. “Não acredito que o mensalão tenha existido”, afirma Lula ao jornal nova-iorquino, reiterando o que já disse em outras ocasiões. O diário cita brevemente o suposto pedido de Lula ao ministro do STF Gilmar Mendes, em abril, para que o julgamento do mensalão fosse adiado.
Reprodução
Lula é tema de reportagem publicada no "New York Times"
Lula é tema de reportagem publicada no “New York Times”
Ao “NYT” o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que a publicação disse se manter discreto no cenário político brasileiro, comparou a habilidade politica de Lula à de um “encantador de serpentes”.
Ainda na entrevista, Lula nega ter pretensões de voltar ao poder antes do fim de um suposto segundo mandato de Dilma Rousseff. “Dilma é minha candidata e, se Deus quiser, será reeleita.” Sobre a eleição de 2018, porém, afirmou que é difícil para qualquer político excluir as possibilidades de ser candidato. “Um sinal claro de que seu gosto pelo jogo político permanece inalterado”, aponta o jornal.
“Política é a minha paixão”, diz Lula, ao fim da reportagem.
A entrevista, realizada na sede do Instituto Lula, em São Paulo, nesta semana foi concedida ao repórter Simon Romero, correspondente no “NYT” no Brasil, e a Joseph Kahn, editor de Internacional do jornal americano.
Fonte: UOL / FOLHA S. PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário