Bumba-meu-boi de Sobradinho perde Seu Teodoro

domingo, 15 de janeiro de 2012
Morreu na madrugada deste domingo o idealizador do Bumba-meu-boi de Sobradinho, Seu Teodoro Freire. Ele tinha 91 anos e foi vítima de parada cardíaca. Seu trabalho de cultura popular foi reconhecido como patrimônio imaterial do Distrito Federal e em 2006 o mestre foi premiado com a Ordem do Mérito Cultural, quando recebeu a láurea de comendador pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia no Palácio do Planalto.

O governador Agnelo Queiroz lamentou essa perda. "A cultura do Distrito Federal fica mais pobre com a perda do mestre Teodoro. Era um entusiasta, um ícone da cultura brasileira que manteve vivo um pedaço da tradição maranhense, da cultura popular no DF. A continuidade de sua obra é de responsabilidade de todos nós. Meus sentimentos à família e a todos que o admiravam e tiveram a honra de conviver com o Mestre Teodoro", destacou Agnelo Queiroz.

O governador em exercício, Tadeu Filippelli, comparecerá ainda hoje ao velório, representando o Governo do Distrito Federal. Filippelli lembrou que Seu Teodoro, tão logo Brasília conquistou representação política, era presença constante na Câmara Legislativa na defesa firme e dedicada da cultura popular. “Era uma unanimidade. Sua morte
representa uma perda muito grande para Brasília, por tudo aquilo que ele realizou pelo desenvolvimento da nossa cultura e da arte verdadeiramente popular”, acrescentou o governador em exercício.

O velório de Seu Teodoro Freire será realizado no Centro de Tradições Populares, em Sobradinho (Quadra 15, Área Especial nº 2, ao lado do SESI de Sobradinho). A partir das 13h deste domingo e até as 11h de amanhã (16). O velório acontece no mesmo local onde eram realizadas as festas e rezas do Bumba-meu-boi do Mestre Teodoro. Informações da Agência Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário