Deputados voltam à Câmara e já devem começar discussões de ano estratégico

domingo, 15 de janeiro de 2012

  • A maioria dos deputados distritais está de férias, viajando, mas nem por isso as articulações políticas estão interrompidas. Com o início do ano legislativo marcado para 1º de fevereiro, os distritais começam a desembarcar em Brasília na próxima semana, mas só vão intensificar as negociações a partir do dia 21, quando começarão a ser realizadas reuniões entre eles. Na pauta, estão as formações dos blocos partidários e das comissões parlamentares. Em jogo, passos importantes com vistas às eleições de 2014. Os deputados encaram este ano como um dos mais estratégicos. Cada mexida agora na divisão de poder significa outras acomodações que podem alterar o cenário e implicar em consequências importantes.

    Uma das mudanças imediatas é o retorno de Arlete Sampaio (PT) à Câmara Legislativa. Experiente e com grande força política, ela deixa a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda para retomar o mandato. Nos bastidores, é afirmado que a deputada retorna à Casa para suceder, em 2012, o correligionário Patrício na presidência. No entanto, a tarefa não será fácil e o nome dela precisará ser bem trabalhado para emplacar. Alguns integrantes da base acreditam que o Partido dos Trabalhadores (PT) já teve o seu espaço ao presidir a Casa nos dois primeiros anos desta legislatura e, nos próximos anos, o comando deverá ser de um aliado de outra legenda.
    Apesar do passado conturbado no Senado Federal, Agaciel Maia (PTC) tem ganhado espaço entre os parlamentares da base e da oposição. Articulado e pragmático, é considerado um nome forte para disputar o cargo com Arlete. Contra o ex-diretor-geral do Senado, no entanto, pesa o desgaste por conta do escândalo dos atos secretos. Leia a notícia completa aqui

    Fonte: Ricardo Taffner / Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário