Com graves problemas sociais, DF vai gastar quase R$ 1 bi com estádio fantasma

quinta-feira, 29 de março de 2012
  • Brasília vai gastar quase R$ 1 bilhão de reais para construir o estádio Nacional para receber jogos da Copa do Mundo. Depois do Mundial, no entanto, o futuro do estádio é uma incógnita. O Governo do Distrito Federal defende a tese de que o futebol não será o que vai sustentar a nova arena, que será administrada pela iniciativa privada, que será responsável por promover eventos para tentar torná-la rentável.

    Apesar disso, o Tribunal de Contas da União, o TCU, o aponta como um dos maiores candidatos a virar elefante branco. Apesar dos graves problemas sociais encontrados no DF, o investimento será de quase 1 bilhão de reais na construção do estádio. A própria população questiona o valor que será gasto, enquanto Sérgio Graça, coordenador do Comitê da Copa na cidade, defende que o orçamento para o Mundial não tira um centavo das outras áreas. O problema é que os orçamentos para saúde, educação e transportes têm sido insuficientes para as necessidades da região.

    Com uma câmera escondida, a reportagem da ESPN Brasil foi verificar a situação dos hospitais. Tanto no Hospital de Base quanto no HRAN, os dois maiores de Brasília, não haviam médicos suficientes. Apenas problemas mais graves eram atendidos de imediatos. Quem precisava de algo mais simples tinha que esperar por horas. Uma moça, inclusive, chegou a chorar de desespero.


    Assista a reportagem

    Na educação, os professores da rede pública reclamam dos baixos salários e das condições de trabalho. Por causa disso, estão em greve desde o começo do mês. Cerca de meio milhão de alunos estão sem aula por conta disso. As negociações com o governo estão emperradas e a paralisação não tem data para acabar. Leia mais

    Fonte: ESPN.com.br - 28/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário