Novas penitenciárias à vista
Por Elton Santos
“A nossa legislação é antiquada em muitos aspectos”. Esta é a justificativa do secretário de Segurança do Distrito Federal, Sandro Avelar, para as ações policiais que acabam sendo desfeitas pela própria justiça. Delegado da Polícia Federal, Avelar, esteve na última sexta-feira (23), em uma entrevista ao jornalista Celso de Marco, no programa Diário Brasil.
Uma legislação flexível demais beneficia criminosos reincidentes. Para corroborar o pensamento, o próprio secretário trouxe um exemplo. No início do mês, a Polícia Civil desencadeou a Operação Leste, que prendeu 22 pessoas pelo crime de roubo com restrição de liberdade, o sequestro-relâmpago. Todos já tinham cometido o mesmo delito. Dias depois da operação, os criminosos estavam soltos.
No DF, até a semana passada, por esta mesma infração, a de sequestro-relâmpago, foram presas 73 pessoas. “Infelizmente a polícia prende e pouco tempo depois, (os criminosos) já estão nas ruas”, lamentou Avelar.
O secretário elogiou a atuação dos conselhos de segurança comunitário nas cidades. Com o conseg a polícia tem facilidades para saber qual o tipo de demanda de cada região.
Sobre o déficit de vagas prisionais, o secretário trouxe alguns números. Segundo dados divulgados por Avelar, no sistema prisional no DF existem 10 mil presos para apenas 6.500 vagas. Uma lacuna de 3.500 vagas.
Novas penitenciárias
Para resolver o problema da falta de vagas, de acordo com o secretário Avelar, será construído o Presídio do DF III, além de mais três módulos prisionais em outras penitenciárias, como no presídio feminino, mais conhecido como Colméia. Já existe processo para iniciar licitação e as obras podem começar até o meio do ano.
Problemas também no efetivo da polícia civil. Desde 1993 não há aumento de agentes na corporação. Enquanto isso a população aumenta anualmente. Com esta conta, segundo o secretário, “não há menor possibilidade de se criar mais delegacias”.
O Diário Brasil é apresentado pelo jornalista Celso de Marco, na TV Gênesis, canal 30 UHF e 26 da NET, às 13h, de segunda a sexta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário