O trono

quarta-feira, 23 de maio de 2012


 
Ser presidente da Câmara Legislativa não é coisa a toa não! Afinal, é o terceiro cargo mais importante do Distrito Federal, depois do governador e do vice-governador. Portanto, sempre foi e sempre será um cargo disputado no “risca faca”, fato!
 O rei --  A maioria absoluta dos deputados distritais querem reeleger o presidente Patrício (PT). Porém, não existe na Casa, projeto que permita a reeleição dos membros da Mesa Diretora. Se não aparecer nenhum projeto (vota e aprovado) até lá, Patrício não pode ser presidente novamente.
 O duque --  Outra nome já ventilado para assumir o trono da Casa, o do deputado Agaciel Maia, não está de fora da corrida à presidência. Agaciel não admite estar no páreo. Mas a maioria absoluta dos deputados distritais estariam dispostos a sentar e conversar sobre o assunto, tudo para evitar os próximos na hierarquia...
 Os marqueses e a marquesa --  O grande problema para a maioria absoluta dos deputados distritais é que os nomes apontados pelo Executivo para assumir a presidência da Casa não agradam nada, nada: Arlete Sampaio (por um acordo firmado entre a deputada e o governador Agnelo Queiroz para que Arlete voltasse para a Câmara Legislativa); Alírio Neto (por ser hoje um fiel escudeiro do Executivo, ter experiência no cargo e ter o aval dos servidores da Casa); e Roney Nemer (do partido do vice-governador Tadeu Filippelli, seria um terceiro nome que agradaria o GDF). Contudo, desses, apenas Arlete quer (e muito) o trono. Roney mira uma vaga vitalícia no Tribunal de Contas do DF e Alírio, a Sejus e o teatro.
 O bobo da corte --  Se – como já noticiado na coluna – um grupo (grande e misto) de deputados já se alinharam para a possibilidade de escolherem um presidente a la Fábio Barcellos (Barcellos foi deputado e virou presidente da Casa em uma manobra de um grupo de deputados insatisfeitos com o ex-governador Joaquim Roriz naquele momento), vale contar que, segundo fonte palaciana, o Buriti também já teria pensado em sua opção “Fábio Barcellos” para a presidência da Câmara Legislativa... Conto logo abaixo.
 Pimenta do banquete: Como sei que alguns parlamentares têm fama de multiprocessador (adoram processar jornalistas), fiz questão de criar uma pimenta a parte da nota “O Bobo da corte” antes que o deputado imagine que eu esteja querendo o chamar de “bobo da corte”, passe por cima da metáfora e me dê trabalho na Justiça... O Fábio Barcellos do Executivo é o deputado Evandro Garla.
Fonte: Coluna Ons e OFFs/ Lívio Dí Araújo/ Jornal Alô 

Nenhum comentário:

Postar um comentário