Sarney é presidente 22 anos após deixar Planalto

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

    Sarney volta ao Planalto 22 anos depois de deixar o cargo. Presidente Dilma Rousseff retorna da Rússia no domingo.
Sarney volta ao Planalto 22 anos depois de deixar o cargo. Presidente Dilma Rousseff retorna da Rússia no domingo. (Foto: Reprodução da Internet)
Desta quarta-feira à noite até domingo, o Brasil será novamente governado pelo senador José Sarney (PMDB-AP). Sem boas lembranças para marcar seu retorno, ele volta ao Palácio do Planalto 22 anos depois de deixar o cargo com uma desaprovação de 60% da população que achava sua gestão ruim e péssima. Isso em função do fracasso de três planos que levaram ao caos econômico, inflação de 2.000% ao ano, greve geral inclusive em serviços essenciais, congelamento de preços e salários, desabastecimento geral de produtos e alimentos, confisco de boi no pasto e ágio até para compra de fralda descartável.

Quarto na linha sucessória, Sarney reassume porque o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) viaja a Portugal e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) viaja para o Panamá. É mais uma agenda política positiva antes de deixar o cargo de presidente do Senado, daqui a duas semanas. A presidente Dilma Rousseff só retorna da Rússia no domingo.


Mas Sarney quer passar discretamente pela Presidência nesses quatro dias, para evitar comparações com outros presidentes interinos, que tiveram passagens folclóricas pelo cargo na ausência do titular.


Sarney será empossado a partir do embarque de Temer e Marco Maia nesta quarta-feira à noite. Mas disse que só vai dar uma passada no Palácio do Planalto e despachará do Senado. Ele minimizou a interinidade, dizendo que é apenas um procedimento administrativo. Indagado como se sentia voltando à presidência da República, ele respondeu:

- Não me sinto entrando, e sim saindo da Presidência.


A única exigência feita por Sarney foi levar com ele o assessor de comunicação Fernando César Mesquita. Em 1989, um ano antes de deixar a Presidência, Sarney viajou para o exterior com seu vice e deixou no cargo, interinamente, o então presidente da Câmara dos Deputados, Paes de Andrade (PMDB-CE). Foi a interinidade mais barulhenta da história, quando Paes saiu do Planalto com o título de “Imperador de Mombaça”, sua cidade natal no interior do Ceará.


Com uma agenda carregada nos oito dias de interinidade, ele lotou o Boeing presidencial de amigos, políticos e familiares e rumou para Mombaça. Mas teve que fazer uma escala em Fortaleza e para chegar à cidadezinha, Paes de Andrade requisitou 25 carros oficiais ao governo do Ceará e todos os aviões disponíveis na capital.


Apelidado de “imperador de Mombaça”, Paes de Andrade ainda aproveitou o cargo de presidente para inaugurar uma agência do Banco do Nordeste que já funcionava há dez meses.

Ao contrário do correligionário, Sarney, desta vez quer passar pela Presidência sem fazer barulho.


E nega que vá aproveitar a ausência de Dilma para sancionar o veto à nova lei que distribui os royalties do petróleo do pré-sal. Ele não pretende dar entrevistas como presidente, ou agendar encontros políticos no gabinete de Dilma. Fonte: O Globo



blogdoodi

Nenhum comentário:

Postar um comentário